Publicado em : 21 agosto 2024 | 0 Comentário(s)
Integrantes do Fórum dos Festivais, associação que reúne organizadores de festivais de cinema de todo o Brasil, estiveram em Brasília na semana passada para uma reunião com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Integrantes do Fórum dos Festivais, associação que reúne organizadores de festivais de cinema de todo o Brasil, estiveram em Brasília na semana passada para uma reunião com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. O encontro contou também com a participação de Leandro Mendes, Secretário de Financiamento Adjunto da Ancine, que representou a agência reguladora.
A pauta principal da reunião foi o retorno da Linha de Financiamento para mostras e festivais (PRODAV 11). Os representantes do Fórum, entidade reconhecida por sua atuação constante e relevante na defesa do cinema nacional, destacaram a necessidade urgente de medidas que garantam a criação e manutenção de um mercado audiovisual robusto e contínuo. “É imprescindível lembrar que, mesmo após um ano e meio da posse do governo Lula, ainda não há sinais concretos de ações voltadas para um projeto que contemple os festivais de cinema e audiovisual, essenciais para a valorização do cinema nacional”, enfatizaram.
Tanto a Ministra Margareth Menezes quanto a Secretária Joelma Gonzaga concordaram com a urgência em apoiar os festivais de cinema. Elas se comprometeram a anunciar em breve novas ações que atendam às demandas do setor, destacando a necessidade de celeridade e um cronograma claro de trabalho.
Leandro Mendes reforçou a importância dos festivais e defendeu uma solução mais ágil e simplificada para o retorno do fomento a mostras e festivais, ressaltando que há consenso dentro da Ancine sobre a urgência desse tema.
“Desde o início deste governo, o Fórum dos Festivais tem reiterado, em diversas reuniões com o MinC e a Ancine, a necessidade do retorno do edital 11 de apoio a Mostras e Festivais, financiado com recursos do FSA. Acreditamos que esse é o caminho primordial para estabelecer uma política estável e duradoura de investimentos públicos no setor, à altura da sua importância no audiovisual brasileiro”, resume Márcio Blanco, presidente do Fórum dos Festivais.
Paralelamente, o Fórum dos Festivais está lançando a campanha “Onde você vê o cinema brasileiro?”, que busca fortalecer as mostras e festivais de audiovisual tanto no Brasil quanto no exterior. A campanha, que será amplamente divulgada nas redes sociais do Fórum e dos festivais associados, visa promover a construção de políticas públicas voltadas especificamente para esses eventos, destacando seu papel vital na dinamização da indústria audiovisual nas cidades e estados onde são realizados.
Compartilhe: X