Festival é: inovação, formação, inclusão, experiência, engajamento, integração e emoção.

O FÓRUM DOS FESTIVAIS é uma associação que reúne os organizadores de festivais brasileiros de cinema, atuando na articulação e desenvolvimento de medidas que fortaleçam este setor considerado estratégico para a matriz audiovisual do país.

 

O FÓRUM DOS FESTIVAIS completa 23 anos de atividades em 2023.

 

O Brasil possui um conjunto de festivais de variados portes econômicos, históricos, matizes conceituais, perfis, temas e singularidades. Todos com o seu valor, importância e uma imensa riqueza criativa que vai espalhando pelo país uma valiosa e indispensável cultura audiovisual.

 

Nesses eventos muitos talentos são revelados, projetos são desabrochados, emprego e renda são gerados, ações de cidadania são efetivadas, encontros artísticos são viabilizados e muitas paixões pelo audiovisual são fortalecidas.

 

O Brasil registra atualmente um total de 366 festivais audiovisuais. É um circuito fundamental para a cultura brasileira agindo na formação de plateias, desenvolvendo ações de capacitação, garantindo espaço para nossos filmes, promovendo o acesso da população às telas; gerando emprego, renda, oportunidades e cidadania em todas as comunidades onde atua.

 

O circuito brasileiro de festivais de cinema é caracterizado pela sua diversificação temática, conceitual, econômica, artística e histórica, sendo considerado um dos circuitos mais diversificados do mundo tematicamente. Os festivais possuem perfis diferenciados, porém têm em comum a imensa contribuição ao cenário audiovisual do país, além da constante dinâmica econômica empreendida na produção dos eventos com impacto profundo nas suas respectivas regiões de atuação.

 

É preciso ressaltar o importante papel desempenhado pelos festivais brasileiros de cinema que ocorrem no exterior, que atuam na abertura de fronteiras internacionais para o nosso cinema.

 

Os festivais atraem anualmente milhões de espectadores que frequentam os eventos em todo o Brasil, inclusive em cidades que não possuem salas de cinema. São, destacadamente, o setor cultural que mais disponibiliza programação para as pessoas portadores de necessidades especiais, ampliando o seu leque de frequentadores.

 

A quase totalidade dos festivais de cinema organizados no país oferece entrada inteiramente franca ao público. E mesmo aqueles eventos que operam com cobrança de ingresso, disponibilizam também uma ampla e qualificada programação gratuita para a população.

 

O setor de festivais é, portanto, plenamente caracterizado pelo seu perfil de democratização do acesso da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento humano, social, econômico e criativo da população brasileira.